A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Essa condição provoca inflamação nas articulações, causando dor, inchaço e, em casos graves, deformidades.
Embora não tenha cura, existem diversas abordagens para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Saiba mais sobre a condição e algumas respostas sobre as dúvidas mais frequentes relacionadas a ela.
A artrite reumatoide é uma doença em que o sistema imunológico ataca por engano os tecidos saudáveis das articulações. Isso resulta em uma inflamação persistente que, ao longo do tempo, pode levar à destruição das articulações e de outros tecidos, como a pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos.
– Dor nas articulações, especialmente pela manhã.
– Inchaço nas articulações
– Sensação de enrijecimento da articulação
O reumatologista é o profissional que investiga, diagnostica e orienta sobre o manejo da artrite reumatóide. Popularmente conhecido como “reumato”, o reumatologista que trata artrite é o especialista que diagnostica e acompanha o paciente com o objetivo de devolver qualidade de vida e a busca pela remissão (quando a doença fica inativa).
O tratamento da artrite reumatoide varia de acordo com a gravidade dos sintomas e o impacto na vida do paciente
Controle de crise:
Manutenção – alvo de remissão da doença:
O acompanhamento do reumatologista é essencial para controlar o avanço da doença e definir tratamentos e intervenções. No entanto, existem algumas medidas simples e naturais que podem ser implementadas no dia a dia com o objetivo de amenizar os sintomas e promover qualidade de vida. Tais medidas podem ser consideradas como tratamento caseiro ou tratamento natural para artrite reumatoide, já que são medidas adotadas em casa. Entre elas, é possível destacar:
O tratamento mais eficaz depende do estágio da doença e de particularidades de cada caso. Em geral, pode ser combinado:
- Uso de DMARDs ou biológicos.
- Fisioterapia quando indicado.
- Atividade física regular.
- Alterações no estilo de vida, adotando uma boa rotina de sono, atividade física e dieta saudável.
A causa exata da artrite reumatoide é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais, em especial tabagismo e infecções, possam desencadear a doença em pessoas predispostas.
Em geral, quando a doença está ativa, as articulações inflamam e algumas medidas podem ser adotadas. A primeira é retornar com seu médico o mais precoce possível, porque pode ser necessário trocar o tratamento e/ou fazer alguma medicação pontual.