Parte do trabalho da Reumatologia é cuidar de pacientes com doenças autoimunes. Essas são doenças nas quais as defesas naturais do organismo se voltam contra o próprio corpo, algo que nem sempre tem uma causa definida. Entre os exemplos de doenças autoimunes, é possível citar as seguintes:

Doenças Autoimunes

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma das doenças autoimunes mais comuns. Ela acontece quando, em meio ao funcionamento inadequado, o sistema imunológico age contra o chamado líquido sinovial. Esse líquido é encontrado nas cavidades das articulações – e quem tem artrite reumatoide apresenta dores e inchaço em partes do corpo como mãos, joelhos e tornozelos.

Em alguns casos, no entanto, os problemas causados pela artrite reumatoide vão além. Isso porque a doença também pode afetar, por exemplo, o sistema circulatório, os pulmões, os olhos e até mesmo o coração. Nesses casos, o paciente pode apresentar sintomas como: 

Acredita-se que a artrite reumatoide seja causada por um gene que é ativado a partir de alguns gatilhos, como uma infecção ou uma fase muito estressante da vida. Para fazer o diagnóstico da doença, o médico:
A artrite reumatoide não tem cura, mas o paciente pode recuperar o bem-estar fazendo um tratamento que foca em manejo de sintomas e prevenção de danos. Os medicamentos usados visam diminuir os níveis de inflamação do corpo, os mantendo sob controle para que haja uma eventual remissão da doença.

Espondilite Anquilosante

A espondilite anquilosante é um tipo de artrite que também causa a inflamação das articulações e ligamentos. Nesse caso, porém, os danos ocorrem à coluna vertebral, além de muitas vezes os joelhos, calcanhares e quadris também serem afetados.

Em casos de espondilite anquilosante, o corpo perde parte da mobilidade. O tecido conjuntivo, que geralmente serve para que o corpo possa se curvar, fica rígido devido à inflamação. Isso pode inclusive causar a fusão de vértebras, gerando ainda mais rigidez e problemas de mobilidade.

Os sintomas da espondilite anquilosante dependem da parte do corpo que ela afeta. Em geral, é possível citar:

Acredita-se que a causa da espondilite anquilosante esteja em uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Essa doença não tem cura, e a forma como ela se manifesta varia. Enquanto algumas pessoas apresentam alguns episódios de dor que vêm e vão, outras têm quadros de dor crônica. Pode haver também momentos de crise com sintomas agudos intercalados com períodos de remissão. 

O diagnóstico dessa doença é feito a partir da avaliação das articulações e um exame físico que observa a amplitude dos movimentos do paciente. Exames como raio-x, ressonância magnética e outros podem servir de apoio.

Como também não há cura para a espondilite anquilosante, o tratamento tem foco em amenizar os sintomas, atenuar a progressão da doença e driblar a falta de flexibilidade. Sendo assim, ele pode incluir:

Lúpus

Uma das doenças autoimunes mais conhecidas em geral é o lúpus. Nesse quadro, o sistema imunológico ataca o organismo de forma geral, podendo gerar inflamações por todo o corpo. As partes do corpo que mais costumam ser afetadas pelo lúpus são a pele e as articulações – e, nas formas mais graves, a doença afeta os rins e o coração.

Como o lúpus pode afetar diversas partes do corpo, os sintomas variam muito. Entre eles, é possível citar:

O lúpus afeta majoritariamente mulheres e é dividido entre alguns tipos. Há, por exemplo:
Como essa doença não tem cura, o tratamento visa mantê-la sob controle. Boa parte dos pacientes alcança longos períodos de remissão com o uso de determinados medicamentos, e pode levar uma vida relativamente normal. Certos contextos favorecem “crises” de lúpus e, por isso, pacientes devem sempre manter o acompanhamento com um Reumatologista para controlar os sintomas.
FAQ

Perguntas e respostas sobre doenças autoimunes

Assim como ocorre com a maioria das doenças autoimunes, as causas da artrite reumatoide não são totalmente conhecidas. Há, porém, a hipótese de que existe um gene específico ativado a partir de certos gatilhos (fatores ambientais).
Na maior parte das vezes, a inflamação da artrite reumatoide afeta mãos, joelhos e tornozelos. Em geral, uma articulação afetada de um lado do corpo também é afetada do outro lado.
Geralmente o que leva pacientes ao médico é a dor e o inchaço nas articulações. A partir de alguns exames, a suspeita é então levantada. Na presença de exames como os citados, indica-se buscar um especialista - e o médico mais indicado para diagnosticar e tratar a artrite reumatoide é o Rematologista.
A espondilite anquilosante causa sintomas como dores nas articulações da coluna, dos joelhos, dos calcanhares e dos quadris. A rigidez nesses tecidos também é um sintoma comum que pode levar, inclusive, a perda de flexibilidade e problemas de mobilidade.
A dor da espondilite anquilosante pode acontecer na coluna, nos joelhos, nos quadris, nos calcanhares e em mais locais.
O primeiro exame que levanta suspeitas de espondilite anquilosante é o físico. Com base nas queixas do paciente e no histórico familiar, o médico observa a forma como o paciente se movimenta, e isso pode gerar a hipótese da doença. Além disso, exames como ressonância magnética e raio-x podem ajudar.
A causa do lúpus é incerta. Alguns tipos da doença, porém, são causados por fatores externos. É o caso do lúpus desencadeado por medicamentos e do lúpus neonatal. Nesse último caso, crianças cujas mães têm a doença nascem com determinados sintomas da condição. Esses sintomas, porém, tendem a desaparecer em pouco tempo.
Os primeiros sinais de lúpus são os sintomas que a doença segue apresentando ao longo do tempo. Isso inclui fadiga extrema, dores nas articulações e inflamações de pele.
O lúpus não é contagioso. O máximo que pode acontecer é que crianças cujas mães têm a condição venham ao mundo apresentando certos sintomas. Isso, porém, não é duradouro e não indica que o bebê tenha a doença autoimune também.
logo lorenza silverio reumatologista
Titular pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), quero te ajudar a tornar o caminho com doenças como lúpus, artrite, fibromialgia, entre outras mais leve.
vamos começar
Olá
Podemos ajudá-lo?